Translate - Tradutor

VISITANTES

Seguidores Amados

Pesquisar este blog

7 de nov. de 2014

"NÃO AGUENTA MAIS? ENTÃO CHORE!

Eu choro, não na frente de minha mãe.
Choro porque acho que é um calmante natural que Deus deixou para nós. Depois que choramos, com vontade, da um sono bom, você fica mais relaxado. Quando tiver com essa vontade entre debaixo do chuveiro e peça para a água levar tudo embora.
Depois me contem como vocês se sentiram.
Obs.: O texto é também para os filhos, irmãos, netos, sobrinhos e até genros....
Quantas vezes a cuidadora familiar – filha, irmã, neta, sobrinha, até nora – não passa por momentos de exaustão e de estresse ao cuidar de um idoso, de uma idosa dependente. E o que é pior, ninguém se prontifica para ajudar, ninguém da família pergunta se precisa de ajuda ou de dinheiro para fazer frente às enormes despesas. Ninguém.
Vinte quatro horas por dia, sete dias por semana, doze meses por ano. Sem folga semanal, sem feriadão para descansar, sem férias: cuidar, cuidar e cuidar… E o que é pior, uma situação que, em curto e médio prazo, não há solução.
As cuidadoras familiares ficam sufocadas, cansadas e, muitas vezes mal-humoradas. Bate aquela sensação de “não aguento mais”, “vou explodir”, “vou ter uma crise de choro…”
Pesquisadores comprovaram o que muitas cuidadoras já descobriram por conta própria: às vezes não há nada como um bom choro, para fazer você se sentir melhor. O choro, felizmente, nos alivia.
Uma pesquisa americana revela como chorar pode ajudar, quando os cuidadores chegam aos seus limites: 85% das mulheres e 73% dos homens se sentiam menos tristes e com menos raiva depois de chorar. Em média, as mulheres choram 47 vezes por ano, os homens choram 7 vezes por ano.
Segundo essa pesquisa, o choro é não só uma resposta humana para a tristeza e frustração, o choro pode ser saudável. Chorar é um caminho natural para reduzir o estresse emocional que, deixado de lado, afeta negativamente o corpo , inclusive aumentando o risco de doenças cardiovasculares e outros distúrbios relacionados com o estresse.
Aqui estão cinco razões pelas quais chorar é bom para você:
1- Chorar alivia o estresse
Porque o estresse não aliviado, pode aumentar nosso risco de ataque cardíaco e danificar certas áreas do nosso cérebro. A capacidade humana do choro tem valor de sobrevivência.
2- Chorar abaixa a pressão arterial
Chorar nos faz ter pressão arterial mais baixa e coração menos acelerado, menos palpitações.
3- As lágrimas removem as toxinas
Além disso, as lágrimas realmente removem as toxinas do corpo. As lágrimas podem retirar as toxinas que se acumulam durante o estresse emocional.
4- Chorar reduz o nível de manganês
O simples ato de chorar também reduz, no corpo, o nível de manganês, um mineral que afeta o humor (piora o estresse e ajuda a causar estados depressivos) e é encontrado em até 30 vezes maior concentração em lágrimas do que no soro sangüíneo.
5- Chorar significa que você é humana
Enquanto os olhos de todos os mamíferos são umedecidos e aliviados por lágrimas, somente os olhos dos seres humanos choram em resposta ao estresse emocional. Chorar mostra uma emoção que reconhece os sentimentos que você está tendo. Causa uma catarse e atrai ajuda e compreensão de outras pessoas, principalmente da família.
Assim, da próxima vez que você sentir as lágrimas brotando ou que tenha um nó na garganta, vá em frente, tenha um choro de aliviar o físico e a alma."
Dr. Márcio Borges - geriatra
Geriatra e editor de conteúdo
Cuidar de Idosos.

Poesias,Contos...Queria viver deles...

"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada."
Clarice Lispector

Volte Sempre

Sua visita me deixa muito feliz